CPR é Pedigree?

O Certificado de Pureza Racial (CPR) é o nome dado ao documento emitido pela Confederação Brasileira de Cinofilia, impresso em papel de cor marrom, onde os cães ali registrados possuem o afixo CPR.
Quando não existe ascendência conhecida, os locais destinados a ela são preenchidos com asteriscos.
Exemplo (baseado na figura):
Nome do cão: Dudu
Nº do registro: CPR/RSU/99/000999

Criadores sem competência, conhecimento e responsabilidade, que cometem os mais diversos erros, trazendo prejuízo às raças que criam DEVERIAM SER BANIDOS, mas infelizmente o órgão que deveria regular a criação de cães tem atuado de forma deficiente, como um mero cartório de registro de cães.

É muito comum eu escutar, "Mas meu cão tem pedigree! Ele não é puro?"
Infelizmente, a resposta não é tão simples. Via de regra - tecnicamente e juridicamente - SIM, pois possui pedigree. Mas, não necessariamente e um exemplar com temperamento típico, características de fenótipo corretas e que tenha saúde, uma vez que qualquer um que possuir um macho e uma fêmea com pedigree pode procriar com eles, registrar os filhotes, isso tudo sem nunca ter feito um exame médico nos mesmos, nunca ter vacinados os mesmos, nunca ter avaliado os mesmo quanto a displasia dos pais, nunca ter submetido seus cães a uma avaliação morfológica oficial por um juiz da CBKC, ou seja... qualquer um pode criar, requerer os pedigrees e sair vendendo.
Pedigree, infelizmente, NÃO GARANTE QUALIDADE.
Mas, se o objetivo é investir na qualidade de um plantel, o pedigree é uma ferramenta essencial de estudo, uma vez que, quando se conhece a genealogia, ancestral e/ou colateral, de um cão torna-se possível trabalhar na saúde desta linha de sangue.
Já nos casos daqueles cães que possuem o CPR, emitido ao parecer de o3 (três) juizes - não necessariamente criadores da raça-, que no olhômetro, para não dizer "chutômetro", entendem aquele exemplar ser puro (algo que só poderia ser feito por DNA), não é possível fazer este estudo.
Onde está a genealogia? Exatamente por isso, o CPR é questionado por TODOS (100%) dos criadores sérios do nosso pais.

CPR não é Pedigree. É apenas um documento vazio.
Não adquira um cão que possua CPR. Criadores sérios precisam estudar a ancestralidade de um cão para produzirem filhotes saudáveis, equilibrados e dentro do padrão proposto pela FCI.


Fonte:  Ville Chamonix